Senado aprova criação da agência Embratur
O Senado aprovou, nesta terça-feira (28), a Medida Provisória 907/2019, que transforma a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo Embratur.
A empresa será sem fins lucrativos e terá como objetivo planejar e implementar ações de promoção comercial de produtos, serviços e destino turísticos brasileiros no exterior. Ela poderá ainda celebrar convênios, parcerias e acordos com organizações da sociedade civil, empresas e instituições privadas nacionais e internacionais.
O senador Jean Paul Prates (PT-RN) afirmou que, apesar da matéria não ser relevante e urgente diante da crise da pandemia do coronavírus, a bancada do PT votaria favoravelmente à proposta. “Essa é uma matéria pré-pandemia que tinha o intuito de retirar recursos do Sistema S, ato que somos totalmente contrários. No entanto, parte da proposta aprovada pela Câmara é boa e a Bancada do PT encaminha pelo voto favorável”, disse.
O Conselho Deliberativo da Agência Embratur será composto pelo ministro do Turismo, pelo presidente da Embratur, por cinco representantes do poder executivo, de quatro entidades do setor privado do turismo no país, e um representante da Confederação Nacional do Comércio, da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e da Comissão de Turismo do Senado Federal.
Recursos
Uma das principais fontes de verbas da agência Embratur será o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que passará a ser abastecido com o adicional da tarifa de embarque internacional, atualmente direcionada ao Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). A agência poderá ainda obter recursos com o licenciamento da “Marca Brasil”, desenvolvida neste ano para vender a imagem do turismo brasileiro no exterior.